Ênclise - significado y definición. Qué es Ênclise
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es Ênclise - definición

Ênclise; Próclise; Mesóclise; Colocação Pronominal; Mesoclise; Sintaxe de colocação; Tmese

Ênclise         
f. Gram.
Qualidade ou emprêgo de enclítica.
Posposição de pronomes complementares aos verbos.
(Do gr. enklisis)
ênclise         
sf (gr égklisis) Gram Junção, na pronúncia, de um vocábulo átono ao que o precede, subordinando-se o átono ao acento tônico do outro
Ê. pronominal: colocação do pronome pessoal oblíquo depois do verbo.
Colocação pronominal         
Na sintaxe da língua portuguesa, o termo colocação pronominal diz respeito ao modo como se dispõem os pronomes clíticos (usados, principalmente, como complemento verbal) em relação aos demais elementos de uma oração.Português Linguagens - 9º ano.

Wikipedia

Colocação pronominal

Na sintaxe da língua portuguesa, o termo colocação pronominal diz respeito ao modo como se dispõem os pronomes clíticos (usados, principalmente, como complemento verbal) em relação aos demais elementos de uma oração. Dentre os fatores que determinam a ordem dos pronomes, têm-se a função sintática do pronome na oração, o tempo verbal, a regência do verbo principal, a ocorrência de advérbios e de outros pronomes na mesma oração.

Em português, distinguem-se os pronomes retos (eu, tu, ele, ela; nós, vós, eles, elas), os quais em geral expressam o sujeito da oração, dos pronomes oblíquos (me, mim, te, ti, etc.), que indicam uma entidade afetada pela ação descrita pelo verbo. Grande parte da variação na colocação se dá no uso dos pronomes oblíquos, sobretudo nos pronomes oblíquos átonos: me, te; se, o, a, lhe; nos, vos. Não possuem acento próprio. São clíticos.